terça-feira, 31 de maio de 2016

Casa dos condes de Fijô, Santa Maria da Feira





 Coronel de conde, sob timbre de Corte-Real.
Escudo sob elmo e timbre de Rochas.
Esquartelado: I - Rocha. II - Tavares. III - Castro. IV - Pereira.
Diferença no Iº quartel. 

Em 2 de Abril de 1813, foi passada Carta de Brasão de Armas a João de Castro da Rocha Tavares Pereira Corte-Real, senhor da casa de Fijô, mas com a ordenação invertida nos dois últimos quartéis, ou seja: Rochas; Tavares; Pereiras e Castos (AH1120). 
Seu filho, João de Castro da Rocha Tavares Júnior, teve CBA concedida a 20 de Fevereiro de 1825 para Corte-Reais; Tavares; Pereiras e Castros. (AH1119)

Fonte em Santa Maria da Feira


Na base do pináculo, armas de Tavares.
Na cartela, um coronel de visconde.

Quinta do Picado, Verdemilho.






Escudo de fantasia em cartela, sob elmo e timbre mutilado.
Partido: I - Silva. II - Pereira.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Quinta dos Olhos d'Água, ou dos morgados de Alviela


(Fotografias de Carla de Sousa)
Escudo sob elmo e timbre de Henriques.
Esquartelado: I - Henriques. II - Pereira. III - Costa. IV - Ribeiro.

Carta de Brasão de Armas passada em 28-10-1769 em nome de Filipe da Costa Ribeiro Henriques do Avelar. (AH681)

domingo, 15 de maio de 2016

Casa de Alvelos, Cavernães, Viseu





Escudo em cartela rocaille sob coronel de nobreza.
Esquartelado: I - Leitão?. II - Loureiro. III - Abreu. IV - Cardoso

Casa de São Miguel, Viseu.





Escudo sob elmo, timbre de Cardosos e coronel de nobreza.
Cortado: I - Cardoso. II - Lemos.
Sobre-o-todo: Mesquita.

Da Wikipédia:
"A Casa de S. Miguel começou a ser construída em 1633 pelos frades capuchos do convento de S. Francisco de Órgens, que para aí queriam transferir a sua ordem. Pagaram por ela 300.000 réis ao pedreiro e mestre de obras David Álvares.
Por qualquer razão, venderam-na no ano seguinte a João de Mesquita Cardoso (c. 1603 – 28 de Março de 1645), cavaleiro fidalgo da Casa Real, senhor dos coutos de Rio de Asnes, da quinta e padroado da igreja de Cepões e da quinta de Travaçós de Baixo (onde viveu), etc., que concluiu as obras mas não chegou a viver nela.
 A casa passou depois para sua irmã D. Maria de Mesquita Cardoso de Távora, a quem sucedeu a filha homónima, que casou a 31 de Janeiro de 1672, em Viseu, com seu primo José Cardoso do Amaral, (23 de Janeiro de 1639 - 18 de Junho de 1715), fidalgo da Casa Real, capitão-mor da Ordenança de Viseu, juiz dos órfãos, vereador do Senado da Câmara, etc.
Deste casal foi filho sucessor Manuel de Mesquita Cardoso do Amaral (10 de Maio de 1702 – 9 de Dezembro de 1785), também capitão-mor de Viseu (1779), provedor da Santa Casa da Misericórdia (1759), 1.º vereador do Senado da Câmara e juiz pela Ordenação em 1734, 1739- 1740 e 1776- 1778, etc., que instituiu o morgadio de São Miguel.
Sucedeu-lhe o filho, também capitão-mor de Viseu, e depois o neto, António Cardoso de Mesquita de Melo de Lemos e Menezes de Noronha, igualmente capitão-mor (1803, tinha 23 anos de idade), que morreu pouco depois na defesa de Viseu contra a 2.ª invasão francesa. Foi este António que substituiu a anterior pedra de armas (Mesquita) do portão da casa pela actual (escudo cortado de Cardoso e Lemos, com Mesquita sobre o todo). Por sua morte sucedeu-lhe o irmão, Bento José Cardoso de Melo de Lemos e Menezes (6 de Junho de 1785 – 16 de Fevereiro de 1844), que foi o último capitão-mor de Viseu".

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Casa de Vilar Seco





Escudo sob coronel de nobreza.
Esquartelado: I e IV - Albuquerque. II- Tenreiro. III - Almeida.
Diferença no primeiro quartel.
CBA de 07-08-1781 em nome de Miguel António Pereira Tenreiro de Albuquerque.
(AH2095)

Solar dos Ponces de Carvalho em Vilar Seco






Escudo sob elmo e timbre de ?.
Esquartelado: I - Armas novas? Carvalhal/Carvalhais mal representado?. II e III - Ponces* - IV - Rodrigues (de Espanha).

*Não são conhecidas armas para Ponces nos armoriais portugueses. No "Armorial Lusitano" de Martins Zuquete e Machado de Faria, consta que: "Por alvará de 28 de Maio de 1866 e carta de 21 de Julho seguinte, foram concedidas a Miguel António Ponces de Carvalho, de Vilar Seco, no concelho de Nelas, umas armas esquarteladas que, ao costume da época, de decadência heráldica, não reproduzem os emblemas próprios dos apelidos que se queriam representar, mas os mesmos alterados no conjunto e nos esmaltes. Um dos quartéis destas armas representa a segunda pala de partido dos Ponces de Leão".

Armas de Ponce de Leão
(Pintura de Luís Ferros)

 Armas de Manuel António Ponces de Carvalho no "Tesouro da Nobreza de Portugal", por Frei Manuel de Santo António e Silva (ANTT)

 Armas de Carvalhal e Carvalhais no "Brasonário de Portugal" de Armando de Mattos.

Jazigo da família Ponces de Carvalho no cemitério de Vilar Seco





Escudo sob elmo e timbre de ?.
Esquartelado: I - Armas novas? Carvalhal/Carvalhais mal representado?. II e III - Ponces* - IV - Rodrigues (de Espanha).

Jazigo no cemitério de Nelas




Escudo sob elmo e timbre de Tavares.
Esquartelado: I - Tavares. II - Morais. III - Cunha. IV - Cabral.