segunda-feira, 20 de maio de 2013

Palácio Lemos Ramalho ou Sotto Mayor, Condeixa-a-Nova.












 Escudo ibérico sob elmo e timbre.
Escudo esquartelado: I- Moreira. II - Lemos. III - Azeredo. IV - Coutinho.
Sobre-o-todo: Pereira.
Timbre de Moreira.
De João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, senhor da Vila de Pereira
5ª Senhor do Palácio dos Lemos Ramalhos em Condeixa, e 2ª Administrador do Morgado de Nª Srª da Piedade ou dos Ramalhos em Condeixa, por casamento.

Escudo Esquartelado:
I - Ramalho. II - Fonseca. III - Camelo. IV - Oliveira

De José Ramalho de Oliveira Catana da Fonseca, Administrador do Morgado de Nossa Senhora da Piedade, em Condeixa, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício por carta de 22.5.1745.
Teve Carta de Brasão de Armas a 09.12.1734.

5 comentários:

  1. Palácio Lemos Ramalho e não Palácio Sotto-Mayor. Actualmente pertence à Família Sotto-Mayor,pois foi vendido por Francisco de Lemos Ramalho de Azeredo Coutinho em 1920 ao Senhor Dr.Cândido Sotto-Mayor e continua actualmente nesta família. O último proprietário da família Lemos Ramalho era neto de Francisco de Lemos Ramalho Pereira de Azeredo Coutinho,1ºPresidente da Câmara de Condeixa-a-Nova,faleceu em 1895 e está sepultado no cemitério desta Vila. Sou familiar,neta e trineta das pessoas atrás referidas,por isso sei do que falo. Há algumas coisas por aqui que não estão totalmente correctas. Grata pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Augusto, não compreendo a sua indignação com a designação que atribuí ao Palácio de Condeixa. Fiz com esta casa o que faço normalmente com outras publicadas neste blogue, ou seja, usei os nomes pelos quais a casa é normalmente conhecida, e, como pôde verificar, primeiro está Palácio Lemos Ramalho, e só depois aparece o Sotto-Mayor. E ainda lhe podia ter chamado palácio Azevedo Coutinho, que também não estaria errado, uma vez que também esteve na posse dessa família. Quanto à informação de que Francisco de Lemos Ramalho de Azeredo Coutinho está sepultado no cemitério de Condeixa-a-Nova, não deve ter reparado mas já foi publicado aqui no blogue o seu mausoléu... Afirma peremptoriamente "Há algumas coisas aqui que não estão totalmente correctas", importa-se de especificar quais? Toda a ajuda é bem vinda. Não sendo familiar nem dos Lemos Ramalho, nem dos Soutto-Mayor, tive o prazer de passar algumas temporadas neste edifício ainda a D. Elsa era viva, e do que me lembro ouvir contar, a transmissão para o Dr. Cândido não teria sido bem através de compra, mas podem ser histórias mal contadas. Obrigado pela sua contribuição, os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde pelo que sei sou a única pessoa viva da família dos Azeredo Coutinho meu pai chamava-se Francisco Miguel Ramalho Azeredo Coutinho já falecido á mais de 15 anos eu nunca soube nada da família do meu pai pois não vivi com ele alguém me pode dizer alguma coisa sobre a minha família paterna

      Eliminar
    2. Senhor Manuel Ferros,só agora vi a sua resposta ao meu comentário! Gostaria de entrar em contacto com o senhor via e-mail,pode ser? Aguardo o seu contacto. Muito obrigada. Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  3. Boa tarde. Ouvi dizer que este Palácio foi vendido e que já não é pertença dos Sotto Mayor. Será verdade ou é mais uma conversa maldosa? Outra coisa será que não se pode visitar o Palácio e os seus jardins? Faço está pergunta pois admiro muito e mesmo não sendo Condeixense criei uma pagina sobre Condeixa. Obrigado pelas respostas.

    ResponderEliminar